domingo, 29 de novembro de 2009

Testemunho de uma voluntaria (Ana Rita Mendes)

"Inicialmente gostaria de referir um aspecto que, no meu ponto de vista, é relevante. Tomei conhecimento
do voluntariado por intermedio de um amigo. Já estou há 11 meses a fazer voluntariado e a maior parte das vezes que falo acerca deste assunto ninguém sabe da sua existência. Este aspecto não deve ser tomado como uma crítica, mas sim algo que deveríamos mudar para  haver uma maior integração a nível social,.
Após ter tomado conhecimento do voluntariado, tive bastante interesse em saber o seu contexto e tudo o que o envolvia. Uma vez que abrangia crianças decidi inscrever-me, e passar assim por um processo de adequação a um meio novo. Esta nova experiência iria não só aumentar a minha capacidade de enfrentar novos desafios, nomeadamente a nível psicológico, passando pelo processo de interacção com as crianças, mas também contribuir imenso para a valorização do meu currículo. No entanto, o meu desempenho na instituição tem sido agora diminuído, pois a Faculdade ocupa a maior parte do meu tempo. O que não quer dizer que deixe de dar o meu pequeno contributo, até porque o meu nível de envolvimento, em relação às crianças, tem aumentado de dia para dia.
Posso, por fim dizer que é uma experiência única, que me tem ajudado a ver “o mundo” de outra maneira, contribuindo para o meu próprio desenvolvimento social e moral."
Ana Rita Mendes, voluntária da Associação Desenvolvimento e Formação Profissional

Sem comentários:

Enviar um comentário